Projetos Realizados

Conheça mais sobre alguns de nossos projetos.

Escrito por Bárbara Heliodora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro, com prefácio da grande dama do teatro brasileiro Fernanda Montenegro, o livro traça um fiel retrato do teatro no Rio de Janeiro através da história, desde o Padre Anchieta, passando por Nelson Rodrigues, até chegar aos dias de hoje.

Livro "A História do Teatro no Rio de Janeiro", de Bárbara Heliodora

Com o apoio institucional de diversas entidades de defesa da cultura afrobrasileira, as seis edições foram compostas por seminário, espetáculos musicais, oficinas culturais e exposição de artes plásticas, um multi-evento dedicado ao debate, à reflexão e à discussão sobre integração racial da nação brasileira.

© 2016 - Site criado por Capuzzo Produções

Realizados nos jardins do Museu da República, reuniram a nata da música instrumental de raiz do nosso continente, com o apoio de todos os consulados e câmaras de comércio sul-americanas sediados no Rio de Janeiro. Contou com a participação de músicos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela.

Livro de arte, cultura e antropologia de Paulo Canedo, professor titular de Hidrologia da COPPE/UFRJ, e Alba Lírio, jornalista e estudiosa de folclore e mitologia brasileira. Enfoca a atual situação dos recursos hídricos no Brasil, abordando os fatores socioculturais na relação do povo brasileiro com a água.

Documentário que apresenta, além das conhecidas belezas naturais da Ilha Grande, as suas origens e sua história, desde a descoberta pelos portugueses, até os dias de hoje.

Livro acompanhado por sete cartazes com reproduções a cores, que mostra a evolução e o desenvolvimento de um dos mais famosos locais do Rio de Janeiro no decorrer dos séculos.

Documentário de Armando Daudt e Milton Gonçalves, que Investiga, documenta, analisa e divulga as origens, a história, a arte e demais aspectos da cultura afro-descendente no Brasil, desde a chegada dos primeiros escravos, há centenas de anos atrás, até os dias de hoje.

Projeto de patrimônio cultural imaterial, realizado durante dez anos, com o objetivo da manutenção periódica do arboreto do Jardim Botânico. Durante a vigência do projeto, estima-se que mais de duas milhões de pessoas passaram pelo Jardim Botânico.

O Projeto Nelson Cavaquinho é composto da edição de um livro de arte, música e cultura popular e na produção de um CD com seus principais sucessos.

Livro “Largo da Carioca - Um Passeio no Tempo”, de Carlos Gustavo (Guta)

DVD-documentário Ilha Grande

“A Ilha de Todos os Tempos”

Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras

Manutenção do Arboreto do Jardim Botânico

Livro-CD "Nelson Cavaquinho - Violão Carioca", de Afonso Machado

I e II Festival Latino-americano de Música Instrumental

Livro “O Espírito das Águas”,

de Paulo Canedo e Alba Lírio

DVD-documentário

"Quilombos: Raízes Brasileiras"

Livro que narra a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira, pianista e compositor virtuoso, que consolidou o choro como ritmo musical urbano genuinamente brasi-leiro. O projeto também apresentou um CD, gravado pelo Quinteto Villa Lobos, com as principais compo-sições de Ernesto Nazareth.

Projeto que apresentou shows gratuitos de alguns dos maiores nomes do nosso samba em diversas unidades do SESC no estado do Rio de Janeiro. Participaram do projeto artistas como Nei Lopes, Roberto Silva, Wilson das Neves, Dorina, Nilze Carvalho, além dos saudosos Walter Alfaiate e Luiz Carlos da Vila.

O I Concurso Nacional de Monografias estimulou estudantes universitários de todo o Brasil a produzirem trabalhos acadêmicos contendo propostas e soluções para os principais problemas enfrentados por nosso país. A proposta do tema foi baseada no livro “Sábados Azuis”, do jornalista Marcio Moreira Alves.

Livro/CD “Ernesto Nazareth – Pianeiro do Brasil”, de Haroldo Costa

Projeto Samba, Memória e Tradição

I Concurso Nacional de Monografias