Projetos em Captação

Lei Rouanet 8.313/91

O projeto cultural Confraria do Garoto - Guardiã da História Carioca consiste na edição de um livro de arte e cultura popular sobre a história do Rio de Janeiro através do olhar do grupo Confraria do Garoto, que há mais de quarenta anos conta a história da cidade de uma forma inteligente, alegre e divertida.

 

O livro, escrito pelo jornalista e memorialista Nelson Couto, terá ainda a participação de três dos maiores ícones da cultura carioca: Ruy Castro, escritor e jornalista, que assinará o prefácio; Ricardo Cravo Albin, pesquisador e escritor da MPB, que fará a introdução da obra; e Haroldo Costa, ator, produtor e diretor, que ficará responsável pelo preâmbulo do livro.

 

O livro contará com raríssimas imagens do Rio de Janeiro e será um importante documento revelando para as novas gerações a história da cidade.

 

São tantos acontecimentos interessantes e inusitados, que o livro, na verdade, retrata como se formou o verdadeiro espírito da cidade maravilhosa.

LIVRO DE ARTE E CULTURA POPULAR “CONFRARIA DO GAROTO – GUARDIÃ DA HISTÓRIA CARIOCA”

O Festival Rio Top Pop consiste na realização de um Festival voltado para a dança moderna, street dance, hip-hop e outras danças de linguagem contemporânea.

 

Sua programação gratuita é formada por três atividades principais: shows de dança, coreografia e improvisação; workshops com dançarinos renomados; e seminários de discussão com personalidades de grande influência no meio da dança.

 

Os grupos participantes são formados por jovens entre 14 e 21 anos, oriundos das mais diversas cidades de nosso estado, sobretudo das periferias. Todas as atividades do projeto terão censura livre e entrada franca, de modo a promover a inclusão e participação de crianças e jovens alunos das redes públicas de ensino e de comunidades.

 

O produto de todas as horas de gravações será a edição de um DVD contendo os melhores momentos do Festival, que será disponibilizado gratuitamente para os patrocinadores, grupos participantes e escolas da rede pública de ensino.

FESTIVAL RIO TOP POP – MÚSICA, DANÇA E ALEGRIA

O Projeto Cultural Norte Fluminense - Meio Ambiente, Arte e Cultura consiste na edição de um livro bilíngue de arte, história, cultura e fotografia abordando os principais aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais da Região Norte Fluminense.

 

O livro será complementado por um DVD-documentário de 12

minutos de duração, contendo as mais belas imagens e histórias da pesquisa. 

 

O livro será escrito por Alexandre Chan, ambientalista e Arquiteto, formado pela UFRJ, agraciado com a Gustave Lindenthal Medal da International Bridge Conference, Pittsburgh, Pa, EUA pela concepção da Ponte JK.

 

Será impresso a quatro cores, em papel couché 120g e terá aproximadamente 250 páginas, no formato 23 x 30cm e fino acabamento.

 

O objetivo do projeto é promover e divulgar para todo o Brasil a região Norte Fluminense do Rio de Janeiro, propagando a rica história, a biodiversidade e os valiosos aspectos culturais da região.

O projeto DVD/Show Todo menino é um rei – Tributo a Roberto Ribeiro consiste na realização de um show do cantor, compositor e instrumentista Alex Ribeiro, que será transformado em um DVD em homenagem ao seu pai, grande intérprete e compositor da música popular brasileira.

 

Para participar do DVD, que será gravado em sistema digital, utilizando a mais avançada tecnologia do setor, serão convidados grandes intérpretes do nosso samba, como Zeca Pagodinho, Monarco, Arlindo Cruz e outros.

 

O DVD terá a direção de Rafael Capuzzo, que, dentre outros trabalhos, gravou shows de Gilberto Gil, Moraes Moreira, João Bosco, Ed Motta e muitos outros.

 

O objetivo do projeto é valorizar e resgatar a memória de Roberto Ribeiro – um dos maiores ícones de nosso samba e, para isso, nada melhor do que uma homenagem prestada por seu filho, herdeiro musical e artístico.

 

DVD - SHOW - TODO MENINO É UM REI – TRIBUTO A ROBERTO RIBEIRO

O livro A Associação Comercial do Rio de Janeiro e a História Política do País consiste na realização de uma pesquisa histórica e cultural que servirá de base para a edição de um livro de arte narrando a história da mais antiga entidade de representação civil do país e sua decisiva participação na história política e social do Brasil.

 

O livro será escrito por Fernando Dumas, historiador graduado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Será impresso em papel couché mate 140g, em quatro cores, com aproximadamente 230 páginas e fino acabamento.

 

O objetivo do livro é revelar ao público de todo o Brasil a história e a contribuição da Associação Comercial do Rio de Janeiro, entidade que se dedicou durante toda sua existência ao debate e à colaboração na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socio-econômico do país e à consolidação da democracia e da justiça social.

LIVRO DE ARTE E CULTURA - A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO E A HISTÓRIA POLÍTICA DO PAÍS

O Projeto ELO INSTRUMENTAL consiste na realização de um inédito Festival que unirá música, história e tecnologia. O evento, que terá entrada franca, será realizado durante três dias nos jardins do Museu da República e será composto de quatro atividades:

 

MAPPING - Técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas (cuja projeção pode ser feita a 360º). A narrativa do mapping será voltada para a história brasileira, sobretudo o período do Governo Getúlio Vargas, quando o Palácio do Catete estava em seu apogeu.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS - DJs de música eletrônica, nacionais e internacionais, em três palcos: Principal, Gruta e Picnic.

 

SHOW DAS ÁGUAS - com iluminação cênica (sincronizada com música), que irá interagir com o movimento das águas de um chafariz, num belíssimo espetáculo ao vivo.

 

OFICINAS CULTURAIS - com uma hora de duração, promoverão o aprendizado, a troca de experiências e o incentivo a novas parcerias artísticas e musicais.

PROJETO ELO INSTRUMENTAL - MAPPING, MÚSICA E OFICINAS CULTURAIS

O projeto cultural Livro/DVD-documentário “Comunidades do Paraíba do Sul” consiste na edição de um livro bilíngue de arte, história e cultura e um DVD - documentário abordando a história, a cultura e o modo de ser e de viver das comunidades ribeirinhas e dos pescadores artesanais da bacia do Rio Paraíba do Sul. O projeto prevê também a realização de palestras de conscientização ambiental, com distribuição de material didático, a escolas da rede pública de ensino da região.

O livro terá a coordenação editorial do professor Thiago Berriel. Contará com uma completa pesquisa histórica e iconográfica, será impresso a quatro cores, em papel couché 140g, e terá aproximadamente 250 páginas, no formato 23 x 30 cm e fino acabamento.

O DVD será dirigido pelo fotógrafo e diretor Rafael Capuzzo, terá 22 minutos de duração e será gravado em sistema digital, utilizando a mais avançada tecnologia do setor.

É necessário divulgar e resgatar para todo o Brasil a singularidade da cultura dessas comunidades ribeirinhas e seus pescadores artesanais. Mais do que isso, o projeto pretende deixar um legado para a população do Vale do Paraíba, conscientizando sua população a preservar o Rio e seus ecossistemas, além de manter viva e pujante a sua rica cultura popular.

LIVRO DE ARTE, CULTURA E DVD DOCUMETÁRIO - COMUNIDADES DO PARAÍBA DO SUL

O projeto cultural Cenografia: Arquitetura da Emoção consiste na edição de um livro de arte e cultura sobre a história da cenografia no Brasil, a ser escrito pelo cenógrafo José Dias, Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador sobre a arquitetura cênica no Brasil.

O Projeto é uma obra literária de resgate da memória da cenografia desenvolvida no país, contada através da trajetória de José Dias, um dos mais expressivos e atuantes cenógrafos brasileiros.

O livro Cenografia: Arquitetura da Emoção será um registro fundamental à compreensão da história das artes cênicas no Brasil. Além da preservação documental – através de imagens de cenários construídos para espetáculos, filmes e programas de tv – de valor inestimável sob o ponto de vista histórico e cultural.

A obra também se constiuirá em uma diversificada fonte de pesquisa para estudiosos, alunos de cursos de artes cênicas e visuais, de graduação e pós-graduação, especialistas, pesquisadores, artistas e produtores, gestores e formuladores de políticas públicas

LIVRO DE ARTE E CULTURA - CENOGRAFIA: ARQUITETURA DA EMOÇÃO

© 2016 - Site criado por Capuzzo Produções

FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEA

O Festival de Música Instrumental Contemporânea consiste na apresentação de shows musicais e oficinas culturais dos principais, mas, também, dos novos nomes de nossa talentosa, porém pouco divulgada música instrumental, admirada e valorizada em todo o mundo.

 

O Festival será realizado nos jardins do Museu da República (ao ar livre) ou no Espaço Tom Jobim (espaço fechado) e terá entrada franca para todos os eventos.

 

Serão doze artistas participantes no total, sendo três apresentações por dia (quinta a domingo). As oficinas culturais serão realizadas nos mesmos dias dos shows, sempre na parte da tarde.

 

O Festival será todo gravado em vídeo digital (para veiculação em TVs educativas e culturais), incluindo imagens das oficinas culturais e entrevistas com músicos e espectadores.

 

Os DVDs serão disponibilizados para o patrocinador e também para os artistas participantes como forma de incentivo às suas carreiras e divulgação de seus trabalhos.

LIVRO DE ARTE, HISTÓRIA E CULTURA - O PORTO, A PEQUENA ÁFRICA E O ESPÍRITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

O Projeto O Porto, a Pequena África e o Espírito da Cidade do Rio de Janeiro consiste na edição de um livro de arte, história e cultura sobre a importância desta histórica região para a formação do espírito da cidade do Rio de Janeiro.

O livro terá a coordenação editorial do professor Fernando Dumas, historiador com mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas, e o prefácio será escrito por Haroldo Costa, escritor, pesquisador e uma das maiores autoridades em cultura afro-brasileira em nosso país. Será impresso em papel couché mate 140g, a 4 cores, no formato 23 X 30 cm, com proximadamente 230 páginas e tiragem de 3 mil exemplares.

O livro irá analisar historicamente o papel do Porto do Rio de Janeiro, com ênfase em fatos históricos marcantes como a chegada de Estácio de Sá, o tráfico negreiro no Cais do Valongo, a dramática vinda da família real portuguesa e o pujante comércio local.

Berço da própria cultura carioca, é necessário e oportuno valorizar e divulgar o Porto do Rio de Janeiro e a região da Pequena África, composta pelos bairros de Santo Cristo, Saúde e Gamboa, região carregada de simbolismo e de suma

importância histórica e cultural para o Brasil.

LIVRO DE ARTE, CULTURA E FOTOGRAFIA - NORTE FLUMINENSE – MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA E CULTURA